MODERNIZAÇÃO DE CANAIS DE TV
Com o advento da tecnologia de alta definição (HD), as emissoras de televisão e suas afiliadas estão
passando por um processo de digitalização de seus sinais de transmissão.
A conversão envolve a migração dos sinais convencionais (analógicos) para o formato digital, como
estabelecido pelo governo federal no Decreto-Lei 5.820 de 2006.
Uma das principais vantagens da substituição do sinal analógico pelo digital é a melhoria na qualidade da
imagem.
Isso ocorre pois o sinal digital pode ser comprimido mais eficientemente, permitindo que as emissoras
incluam mais conteúdo na programação.
Para o telespectador, a principal diferença entre o sinal analógico e o digital está na qualidade da imagem
e do som que é recebido em casa.
A TV analógica costuma apresentar interferências, chuviscos, chiados e ruídos no som. Já a TV Digital
corrige a maioria dessas interferências, proporcionando uma imagem perfeita e um som limpo.
Pensando nisso, a Videomart oferece seu projeto TV HD, que consiste na modernização das emissoras de
televisão.
Isso inclui tanto a implantação quanto a implementação do sinal digital.
O projeto será desenvolvido de forma personalizada para atender às necessidades e expectativas individuais
de cada cliente.
A Videomart conta com profissionais e ferramentas especializadas para a construção de projetos como esse.
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento.
Enquanto a TV analógica transmite áudio e vídeo, a TV Digital transmite também informações de dados, além da qualidade em alta definição dos sinais de áudio e vídeo. Digitalizada, a televisão passa a fazer parte do ambiente de convergência, podendo se conectar a qualquer outra plataforma digital, como computadores ou celulares, podendo ser assistida a qualquer tempo, de qualquer lugar. E a TV digital oferece muito mais, como a possibilidade da interatividade e da multiprogramação. No caso da televisão, além da captação e edição das imagens e sons serem feitas no padrão digital há algum tempo, as transmissões de seus sinais (por meio das faixas de frequência) também passaram a ser feitas de maneira digital em algumas cidades e/ou regiões. Para receber este sinal no padrão digital, os telespectadores precisam ter receptores (televisores já munidos de conversores ou conversores set of box, a serem acoplados nos aparelhos de TV já existentes) capazes de colocar na tela o sinal digital.
A TV Digital permite ocupar melhor o espectro eletromagnético. Isso significa abrir espaço para mais canais na TV aberta. Outra vantagem é a qualidade do sinal de áudio e vídeo. As imagens são mais nítidas e podem ser recebidas em Alta Definição (HD, sigla em inglês para High Definition) em vez do SD (Standard Definition). Além da conhecida transmissão de áudio e vídeo da TV analógica, a TV digital permite o tráfego de dados, com acesso às redes de informação, num ambiente convergente, que pode transformar cada receptor de televisão num terminal de computador ligado à Internet e cada terminal de computador num receptor de televisão. A comunicação, que no analógico é de um para todos, pode ser bidirecional, abrindo às audiências a possibilidade da interatividade.
O que tenho de fazer? Você deve se preparar para receber o sinal digital, de modo a poder continuar assistindo aos canais da TV aberta e gratuita em sua região. Veja aqui o cronograma de desligamento para sua cidade. Mas o sinal de TV analógica só poderá ser desligado quando pelo menos 93% da população da região estiver recebendo o sinal da TV digital. É possível assistir à TV digital em qualquer tipo de TV – de tubo, LCD, LED ou plasma. Mas para receber o sinal é preciso ter uma antena UHF simples, interna ou externa, dependendo da sua região, e também: Para TV de tubo – um conversor digital externo (ou set top box) para instalar em qualquer TV. Para TV de tela fina – nem todos os aparelhos de TV de tela plana são digitais. Caso seu televisor tenha sido fabricado no Brasil a partir de 2011, provavelmente ele já tem um conversor integrado. Caso contrário, você precisará conectar seu aparelho a um conversor digital. Para receber o sinal digital, basta instalar uma antena UHF e conectá-la na TV ou no conversor. Não é preciso pagar para receber o sinal da TV aberta digital.
Em 2003, o Governo Federal instituiu o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), por meio do Decreto nº 4.901. Em 2006, o Decreto 5.820, estabeleceu as diretrizes para as emissoras e retransmissoras de televisão migrarem do sistema de transmissão da tecnologia analógica para digital. O artigo 6º especifica que o SBTVD-T possibilitará: I – transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV); II – transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e III – interatividade.